Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cultura: Santa Muerte

Não é de agora que venho me fascinando pelas culturas religiosas de vários países, mas eu realmente me estarreci e achei de um envolvimento sobrenatural mesmo com um rito e culto de uma ""santa", no México. Conheçam Santa Muerte!

Pelo que eu sei, é uma figura cadavérica feminina venerada principalmente no México e baixo Estados Unidos. Tem a figura de um esqueleto, normalmente com uma foice que representa o momento da morte como ruptura de um fio de prata, e um globo, que representa a sua figura como Morte em todo o mundo.
Sua origem mais difundida é o sincretismo da cultura central-americana com o catolicismo espanhol. O culto de Santa Muerte foi clandestino até o meio do século XX, porém estava tanto na raiz do povo que as pessoas tinham seu próprio "mini-templo" em suas casas, para venerar, pedir e agradecer o que foi conquistado.
Sobre o culto, podemos dizer que a figura ganharia moedas de ouro, incenso, rosas e outras flores, em troca do pedido. Por que mencionei isso?  Porque cada robe que uma imagem veste, significa algo. Aqui vão alguns: 1 - Branco: o mais comum de se ver, significa pureza e limpeza da alma de coisas negativa. 2 - Vermelho: Amor e paixão, também para equilíbrio emocional. 3 - Dourado: Significa dinheiro, poder, sucesso e prosperidade. 4 - Verde: simboliza justiça, coisas a ver com justiça e relacionamento com a família. 5 - Ambar e amarelo: ambos significam saúde. 6 - Preto: Significa proteção contra magia negra e pensamentos negativos, também podendo ser usada para repelir o mau-olhado de rivais e oponentes. 7 - Azul: Intimamente ligado a cultura, ciência e estudos. 8 - Marrom: é usado para se comunicar com almas do além. 9 - Roxo: também significa saúde, assim como amarelo e ambar.

Algumas imagens da Santa:



O curioso desta Santa é que ela também é iconografada como noiva, como a imagem acima, para representar o casa,mento e união pura.

Interessante, não? Se quiserem saber, vão pela página da Wikipedia em Inglês, pois a em português tem pouquíssimas informações.
Eu estou para comprar uma imagem para mim, com o manto negro, e vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário